RESULTADO DE BUSCA
PESQUISA INTERVENÇÃO FORMATIVA NA ESCOLA: RELAçõES ENTRE PESQUISA, TRABALHO EDUCATIVO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
Autor Principal: Fabiane Rizo Salomao         Co-autores: Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho
Resumo: Este artigo apresenta um processo de pesquisa intervenção formativa desenvolvido em uma escola do Sistema Municipal de Ensino de Presidente Prudente/SP como parte das atividades de uma dissertação de mestrado.O processo ocorreu no ano de 2016/17 e os sujeitos foram os gestores e professores de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, ciclo I. A pesquisa-intervenção ocorreu em encontros, durante as HTPCs, por meio de estudos teórico-práticos em que foram abordados os princípios da Pedagogia histórico-crítica e Teoria histórico-cultural, considerados instrumentos essenciais para a realização de um trabalho educativo de natureza humanizadora na escola pública. O processo contou com a participação da pesquisadora e seu orientador, com uma professora e 04 estagiários do curso de Psicologia da UNOESTE-Presidente Prudente e ainda com os membros do Grupo de Estudos Intervenção e Pesquisa em Educação escolar e Teoria histórico-cultural (GEIPEEthc) da UNESP-Presidente Prudente e com profissionais da equipe interdisciplinar do Centro de Avaliação e Acompanhamento (C.A.A.) da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente/SP. O objetivo deste artigo é apresentar uma síntese do processo desenvolvido com as gestoras e professoras, apresentando algumas falas dos sujeitos participantes em momentos de entrevista e que apontam mudanças de concepções acerca da educação escolar e indica possibilidades de transformação da consciência dos sujeitos e da realidade escolar.,
Palavras-chave: Teoria histórico- cultural. Educação. Formação humana.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
5
acessos
3
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO