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DIVULGAçãO CIENTíFICA NA SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM DIALóGICA DO ENUNCIADO
Autor Principal: Cristiane Imperador        Co-autores: Veronica Marcela Guridi
Resumo: A ciência tem sido profundamente legitimada como produtora de conhecimentos que devem ser transmitidos e assimilados pelos sujeitos. Somada a essa afirmação, tem-se a de que a divulgação científica, compreendida como a veiculação de informações científicas e tecnológicas ao público em geral, proporciona a aquisição de conhecimentos sobre ciência e é responsável por inserir a população na cultura científica, constitutiva da cidadania. Esta comunicação apresenta reflexões acerca do potencial de textos de divulgação científica para o desenvolvimento de uma cultura científica e analisa, a partir das noções de enunciado, dialogismo e gêneros do discurso, perspectiva teórica decorrente da obra do Círculo de Bakhtin, dois textos de divulgação científica, a fim de compreender o modo próprio de organização e produção de sentidos. O trabalho com textos de divulgação científica em sala de aula constitui-se um meio eficiente para socializar e disseminar conhecimentos sobre C&T e, aliado ao ensino formal, pode contribuir de forma muito mais ampla para a construção de uma cultura científica e desenvolvimento da cidadania. ,
Palavras-chave: Divulgação científica. Enunciado. Cultura científica.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

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