PERFIL ATENCIONAL DOS ESCOLARES DE RISCO PARA PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM | |||
Autor Principal: | Graziele Kerges Alcantara Co-autores: Simone Aparecida Capellini | ||
Resumo: | Para que a aprendizagem ocorra comportamentos dependentes de áreas cerebrais íntegras irão permitir sua aquisição e desenvolvimento. Dificuldades atencionais têm sido apontadas como um fator de risco para um baixo desempenho acadêmico. Este estudo teve como objetivo descrever o desempenho de escolares em tarefa de habilidades preditoras da aprendizagem da leitura e em tarefa de atenção seletiva. Os escolares foram submetidos à aplicação do Protocolo de Identificação Precoce dos Problemas de Leitura e ao Teste de Atenção por Cancelamento. Os resultados sugeriram que o risco para problemas de leitura e na habilidade de atenção seletiva apresentados pela maioria dos sujeitos participantes desse estudo não estariam associados a alterações de origem genético-neurológica e sim relacionados a fatores ambientais e extrínsecos ao escolar, como a insuficiência de tarefas acadêmicas voltadas para o desenvolvimento das habilidades preditoras para a alfabetização., | ||
Palavras-chave: | leitura, funções executivas, atenção. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem | |
Estatísticas: | 9 acessos |
8 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!