RESULTADO DE BUSCA
PERFIL ATENCIONAL DOS ESCOLARES DE RISCO PARA PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
Autor Principal: Graziele Kerges Alcantara        Co-autores: Simone Aparecida Capellini
Resumo: Para que a aprendizagem ocorra comportamentos dependentes de áreas cerebrais íntegras irão permitir sua aquisição e desenvolvimento. Dificuldades atencionais têm sido apontadas como um fator de risco para um baixo desempenho acadêmico. Este estudo teve como objetivo descrever o desempenho de escolares em tarefa de habilidades preditoras da aprendizagem da leitura e em tarefa de atenção seletiva. Os escolares foram submetidos à aplicação do Protocolo de Identificação Precoce dos Problemas de Leitura e ao Teste de Atenção por Cancelamento. Os resultados sugeriram que o risco para problemas de leitura e na habilidade de atenção seletiva apresentados pela maioria dos sujeitos participantes desse estudo não estariam associados a alterações de origem genético-neurológica e sim relacionados a fatores ambientais e extrínsecos ao escolar, como a insuficiência de tarefas acadêmicas voltadas para o desenvolvimento das habilidades preditoras para a alfabetização.,
Palavras-chave: leitura, funções executivas, atenção.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
9
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO