RESULTADO DE BUSCA
A RELAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS COTIDIANOS E CIENTÍFICOS SEGUNDO VIGOSTSKI: APLICAÇÃO EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE ELETRICIDADE NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor Principal: Josiane de Almeida Trevisani         Co-autores: Paulo César de Almeida Raboni
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar alguns resultados da aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre eletricidade a alunos de uma classe de 4° ano do Ensino Fundamental, na qual buscamos o aprofundamento das relações entre conceitos cotidianos e conceitos científicos. A pesquisa foi desenvolvida em 2017, com cerca de 30 alunos (na faixa etária dos 9 aos 10 anos) do 4° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal de Presidente Prudente/SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com características de estudo de caso, tendo como foco um grupo de alunos em uma atividade específica, e como objeto, a construção de conceitos científicos à luz de alguns aspectos da teoria histórico-cultural de L. S. Vigotski. Os alunos foram organizados em grupos e colocados diante de uma situação problema presente no cotidiano de todos eles e posteriormente relacionada à eletricidade em um circuito simples formado por fonte, lâmpada e fios de ligação. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de gravação em áudio. Depois de cuidadosamente ouvidos, foram selecionados episódios considerados relevantes do ponto de vista do objeto da pesquisa, qual seja, a da presença de indícios de relações entre conhecimentos cotidianos e conceitos científicos. A partir das nossas análises, fica clara a importância das relações interpessoais na promoção da consciência dos alunos sobre suas ações em busca de soluções para o problema presente na atividade. ,
Palavras-chave: Ensino Fundamental. Sequência de Ensino Investigativa. Eletricidade.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
17
acessos
11
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO