O CONTEXTO DA ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL A PARTIR DE 1990: UMA PROPOSTA DE MUDANÇA | |||
Autor Principal: | Silvia Hass Dolinski | ||
Resumo: | O presente artigo traz elementos históricos essenciais da educação de jovens e adultos que compreende a sua situação atual no contexto histórico brasileiro, na década de 1990 a 2010. Optamos por esse período por ser um momento de grandes reformas no Brasil, pela configuração da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, que institucionalizou o atendimento à escolarização de jovens e adultos ofertado pela Rede Estadual de Ensino. Tomamos como concepções teóricas os estudos recentes de Haddad (2000, 2009); Di Pierro (2010), tendo como evidência uma apreciação documental sobre o movimento desta modalidade de ensino e as políticas públicas que a regem. O objetivo deste artigo é buscar a reflexão no contexto da EJA no Brasil. Sendo assim, destacamos que a análise dessa proposta, de modo geral, tem sido objeto de pesquisas num processo de mudança e, ainda, aprofundar as discussões desse debate., | ||
Palavras-chave: | : Educação de Jovens e Adultos; História; Ações Governamentais | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 4 - Políticas e Práticas na Educação de Jovens e Adultos | |
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