RESULTADO DE BUSCA
IMPACTO DE DISCIPLINAS ACADÊMICAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Autor Principal: Luciano Henrique Nunes Pinheiro        Co-autores: Andressa Mella Pinheiro, Regina Célia Grando, Luciano Alegretti Mercadante, Adriana Souza Torsoni
Resumo: Nos últimos anos, a formação docente para atuação no Ensino Superior vem sendo amplamente discutida diante das demandas impostas pela atual realidade educacional brasileira. Diante desse cenário, o objetivo do presente trabalho foi verificar as possíveis contribuições que os discentes reconhecem em Programas de Pós-Graduação strictu sensu de Universidades Estaduais de São Paulo, bem como nas disciplinas acadêmicas cursadas, nas atividades desenvolvidas ou experiências vivenciadas no âmbito da pós-graduação, em geral, voltadas para a formação docente. Nesta pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, a coleta de dados foi realizada mediante aplicação de questionário anônimo estruturado. Os dados sugerem que, pela percepção dos respondentes, as experiências vivenciadas nas disciplinas cursadas nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu não contribuem significativamente para a formação docente dos pós-graduandos, apontando que os discentes ainda não vivenciaram, nos programas, experiências com disciplinas de caráter formativo-didático-pedagógico. Tal situação acena para uma realidade local e, sobretudo, um problema de ordem estrutural e organizacional, pois, na maioria das vezes, os programas de pós-graduação de instituições de ensino superior públicas priorizam a pesquisa em detrimento de ensino e extensão, ainda que o ensino seja a atividade fim de uma IES. ,
Palavras-chave: Formação docente. Ensino. Pesquisa.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

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