RESULTADO DE BUSCA
CONDIÇÕES DE ESCOLARIZAÇÃO NA EJA: NARRATIVAS DE MULHERES QUE RETONARAM PARA A ESCOLA
Autor Principal: Simone Schermak das Neves        Co-autores: Marcelo Lambach , Josmaria Lopes de Morais
Resumo: Este artigo analisa depoimentos de cinco alunas do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de São José dos Pinhais/PR que compartilharam de forma voluntária suas experiências de vida, valorizando a história de mulheres que retornaram aos estudos depois de um longo tempo afastadas. Procurou-se enaltecer a vivência dessas alunas tendo como fundamento principal o referencial teórico de Paulo Freire. A partir da análise dos depoimentos, ficam evidentes a luta dessas mulheres para retomar os estudos, a busca pela independência financeira com o (re)ingresso no mundo do trabalho com suas exigências contemporâneas e, sobretudo, as demandas com a família. O sonho dessas mulheres evidencia o seu papel nos enfrentamentos que precisam desenvolver em relação às posições opressoras de caráter sexista, levando a um resgate de suas histórias de vida.,
Palavras-chave: EJA. Mulheres. Educação de Jovens e Adultos. Paulo Freire
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 4 - Políticas e Práticas na Educação de Jovens e Adultos

Estatísticas:
11
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO