RESULTADO DE BUSCA
ENSINO DE FILOSOFIA ATIVO: ALIANDO A PEDAGOGIA DO CONCEITO COM A SALA DE AULA INVERTIDA
Autor Principal: Francis Pegorer Godoi        Co-autores: Thaís Cristina Rodrigues Tezani
Resumo: A sociedade atual é impactada por tecnologias digitais a todo momento. Um dos setores que mais vem se modificando é a educação. Os alunos de hoje não aprendem mais como os de outrora, sendo assim, mudanças também são necessárias e novas possibilidades de ensino são necessárias. Depois de tantas idas e vindas a volta da Filosofia para a matriz curricular se deu pela necessidade de um pensamento crítico em meio a tanta informação, mas na maioria das vezes o que se tem visto é um ensino de filosofia passivo e instrumentalizado e que não leva o aluno ao filosofar e muito menos a criticidade. O objetivo do presente trabalho é propor uma possibilidade de aplicação da “Pedagogia do Conceito” desenvolvida através dos quatro passos didáticos (GALLO,2012) aliado ao ensino híbrido pela metodologia Sala de Aula Invertida (BERGMANN; AARON,2018) com o auxílio da ferramenta digital “Google Sala de Aula”. A proposta se torna interessante pelo pouco tempo que o professor possui com o aluno nas aulas de filosofia, já que ela prevê a possibilidade de parte do processo ser desenvolvido a distância por meio de plataforma online, e possui a intenção de provocar o professor a tornar suas aulas de filosofia em oficinas do pensar, nas quais o aluno seja atuante e possa apreender, elaborar e reelaborar conceitos, sendo parte atuante em seu processo formativo.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Pedagogia do Conceito. Sala de Aula Invertida.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
11
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO