RESULTADO DE BUSCA
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOEDUCACIONAL E ORIENTAÇÃO EM INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Autor Principal: Jéssica Araújo Carvalho        Co-autores: Jassonia Lima Vasconcelos Paccini
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada em parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Associação de Pais e Amigos Excepcionais - Paranaíba, com 18 indivíduos matriculados na instituição no período de 2017 e 2019. Estima-se que a deficiência intelectual acomete cerca de 2,6 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população (IBGE, 2010). Neste sentido, partimos da concepção Histórico Cultural de desenvolvimento humano, que compreende a deficiência intelectual em seu caráter multideterminado. Para tanto, a primeira etapa desta pesquisa consistiu em uma entrevista de avaliação clínica com profissionais da área médica e genética com os indivíduos e seus familiares. A segunda etapa contou com avaliações psicoeducacionais fundamentadas na Psicologia Histórico Cultural e observações que utilizaram da metodologia de observação participante. A terceira etapa voltou-se para o estudo teórico realizado semanalmente junto à equipe técnica multiprofissional, desenvolvendo novas estratégias de atuação profissional. Como resultados apontamos, a melhora qualitativa do planejamento das alternativas terapêuticas e educacionais realizada pela equipe multiprofissional, assim como, na orientação pedagógica voltada aos familiares e na qualidade de vida dos indivíduos envolvidos neste estudo. Destacamos que esta pesquisa não limitou-se a aplicação de testes psicológicos, mas, no processo de avaliação do desenvolvimento psíquico humano.,
Palavras-chave: Deficiência Intelectual. Avaliação Psicoeducacional. Psicologia Histórico Cultural.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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