RESULTADO DE BUSCA
A PRÁTICA DOCENTE DO/A PROFESSOR/A DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA ARTICULAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA COM A FORMAÇÃO INICIAL
Autor Principal: Juliane Luzia Helvig        Co-autores: João Amadeus Pereira Alves
Resumo: Este artigo problematiza a formação inicial de professores/as atuantes na Educação Básica - no segmento do Ensino Fundamental Anos Iniciais. A formação de professores é um processo contínuo que visa a emancipação do sujeito na sua constituição sócio-histórica, assim, ela deve ir além do desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, por vezes, limitadas ao domínio de conteúdos e de padrões formativos genéricos, fundados na articulação e aplicação de modelos comuns de ensino a todos/as os/as estudantes. Autores como SAVIANI (2009), SCHEIBE (2010) e GATTI (2010), em estudos sobre a Formação Inicial, constatam confluências de saberes e conhecimentos presentes na Formação dos/as Professores/as da Educação Básica. Desta forma, este artigo tem por objeto de estudo a Prática dos Professores da Educação Básica e sua articulação teórico-prática com a Formação Inicial e se desenvolve, ao mesmo tempo que se concretiza, com base na seguinte pergunta geradora: quais dicotomias presentes na Formação inicial do Professor da Educação Básica precarizam e desafiam a prática docente? Diante disso, o artigo objetiva compreender os desafios da ação pedagógica do/a professor/a da Educação Básica acerca da relação teoria e prática na Formação Inicial, a fim de contribuir na elucidação das dicotomias presentes na Formação Inicial em relação à prática docente. Os dados foram obtidos por meio de um questionário aplicado a 42 professores/as do Ensino Fundamental, atuantes na rede pública municipal de duas cidades do estado do Paraná. Os resultados apontam para uma formação inicial fragmentada e carente de práticas pedagógicas voltadas para resolução dos problemas comuns nos espaços educativos.,
Palavras-chave: Formação Inicial, Prática Docente, Desafios da Ação Pedagógica
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
9
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO