RESULTADO DE BUSCA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO
Autor Principal: Flora Auxiliadora Ximenes        Co-autores: Shirley Takeco Gobara
Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado caracterizada como qualitativa do tipo pesquisa-formação com objetivo de apresentar o potencial da temática piracema, visando a construção de novas práticas educativas para professores de Ciências da Rede Pública Estadual do município de Corumbá-MS-Brasil. A formação foi desenvolvida em cinco encontros em 2018 considerando os contextos históricos e culturais dos professores e de seus alunos com base na Teoria da Objetivação. O objetivo deste é apresentar os resultados da aplicação de uma atividade de interpretação de receitas culinárias, como artefato cultural, planejada pelos grupos durante a formação e que foi relatada e discutida durante o segundo encontro. As análises dos segmentos proeminentes, extraídos dos relatos e das interações durante o encontro, evidenciaram que os professores realizaram a atualização dos saberes relacionados ao tema escolhido da atividade como parte do processo de objetivação.,
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Comunidade de Aprendizagem. Temáticas Ambientais.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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