RESULTADO DE BUSCA
A CRÍTICA FEMINISTA-MARXISTA DE HELEIETH SAFFIOTI PARA A EDUCAÇÃO
Autor Principal: Samantha Camacam de Moraes        Co-autores: Juliana Campregher Pasqualini
Resumo: Este estudo parte da necessidade da incorporação da crítica feminista-marxista pelas teorias pedagógicas que se pretendem herdeiras da tradição marxista, tendo como referência as contribuições de Heleieth Saffioti, socióloga brasileira. Nosso intuito não é disputar pelos tradicionais conteúdos, mas apontar para a necessidade da incorporação da ética feminista enquanto valor que medeie e perpasse a elaboração de leis, diretrizes, currículos, estratégias pedagógicas, conteúdos, ambientes escolares etc. O objetivo desta pesquisa de Mestrado em Educação Escolar em andamento é sistematizar as contribuições da crítica feminista-marxista da autora. Para tal, realizamos um levantamento de obras da autora por meio de pesquisa exploratória (quanto aos objetivos) e biobibliográfica (quanto aos procedimentos técnicos); e, adiante, utilizaremos a técnica seletiva para seleção de leituras e a leitura crítica/reflexiva para o processo analítico. As fontes foram encontradas a partir de bases de dados virtuais, do dossiê Heleieth Saffioti (blog marxismo21), de bibliotecas e de seu acervo pessoal (Biblioteca Heleieth Saffioti). Por ora, temos como resultados parciais a sistematização de 84 novos textos (total de 146) que foram, em sua maioria, digitalizadas e serão disponibilizadas ao final deste trabalho. Os próximos passos consistem na seleção das obras em função de nosso objeto que são as consequências da crítica epistemológica de Saffioti para a Educação. ,
Palavras-chave: Heleieth Saffioti. Feminismo marxista. Educação.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais

Estatísticas:
27
acessos
11
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO