RESULTADO DE BUSCA
EMPODERAMENTO E ALUNOS DO PROEJA/IFAM, DO AUDIOVISUAL À RODA DE CONVERSA
Autor Principal: MARIA LÚCIA TINOCO PACHECO        Co-autores: Hugo Bueno Badaró, Thaumaturgo Ferreira de Souza, Evandro Oliveira Reis Júnior
Resumo: O artigo ora apresentado refere-se a um projeto de caráter educacional no contexto dos Programas Integrais , o qual faz parte da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do amazonas - IFAM. Selecionado via edital institucional de nº 22/2018, o projeto objetivou desenvolver ação socioeducativa, pautada no pensamento inclusivo e diverso, que viesse a promover e empoderar os alunos da modalidade EJA no IFAM do Programa PROEJA por meio do audiovisual e Roda de Conversa; e assim, contribuir para sua permanência e sucesso no curso. De natureza interventiva, o projeto que pautou-se na provocação de debate para a reflexão de temas emergentes ligados ao público-alvo, advindos do audiovisual, tomou como principal procedimento metodológico para discussão a Roda de Conversa no que propõe Silva (2009), com adaptação da técnica de grupos focais conforme Gatti (2011). O projeto contou com as turmas do 2º, 4º e 6º módulos do curso Técnico de Mecânica, do 2º semestre de 2018, totalizando 45 alunos, com idades que variaram entre 18 e 46 anos. Verificamos que a ação proposta pelo Projeto que desenvolvemos tornou-se uma importante ferramenta de diálogo com os alunos, visto a necessidade de um cuidado e acompanhamento maior desse público, durante todo o ano letivo.,
Palavras-chave: EJA . PROEJA. Inclusão.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 4 - Políticas e Práticas na Educação de Jovens e Adultos

Estatísticas:
22
acessos
14
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO