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O NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE COMO POLÍTICA INSTITUCIONAL NO ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA
Autor Principal: Rosimeire Ferreira Mendes        Co-autores: Fernando Martins Parreira e Sousa , Erica Mitubashi Imanishi , Noeli Prestes Padilha Rivas
Resumo: As experiências acadêmicas dos estudantes durante o primeiro ano na universidade são importantes para o seu sucesso e permanência na instituição. Especialmente nos anos iniciais, os jovens ingressantes no ensino superior, sofrem impactos que vão além da profissionalização, pois este ingresso é marcado por inúmeros desafios, tanto pela adaptação ao curso, quanto pela transição entre a adolescência e a vida adulta. Autores como Almeida (2007), Saavedra (2011), Soares (2009) e Zago (2006) indicam a disposição de serviços a serem prestados aos estudantes nas instituições de ensino superior como forma de auxílio à sua integração, aprendizagem e desenvolvimento. A pesquisa O NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE COMO POLÍTICA INSTITUCIONAL NO ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA tem por objetivo apresentar as ações realizadas pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAPP de instituição privada de ensino superior do curso de medicina, aos seus estudantes, como forma de auxílio em sua adaptação e permanência na instituição. Metodologia: trata-se de pesquisa qualitativa operatória, fundamentada na análise documental. Resultados: durante a pesquisa conheceu-se o NAPP da instituição investigada e os diversos serviços prestados pelo setor, verificando um número de 5.641 atendimentos no período de 2012 a 2018, tendo uma ascensão na procura dos programas oferecidos que visam contribuir para a adaptação, permanência e progresso do estudante. ,
Palavras-chave: Aluno ingressante. Curso de Medicina. Núcleo de Apoio ao Estudante
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

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