RESULTADO DE BUSCA
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O QUE DIZEM AS PRODUçõES DA BASE SCIELO SOBRE O ENSINO SUPERIOR
Autor Principal: Andrea Del Larovere        Co-autores: Teina Nascimento Lopes , Eduardo Felicíssimo Lyrio , Patrícia Kelly Mercadante
Resumo: Este trabalho tem como pressuposto a perspectiva histórico-cultural e compreende que, a Educação tem o compromisso de sistematizar os conhecimentos historicamente construídos pelo homem. O objetivo do estudo é mapear como tem sido tratada a questão do desenvolvimento profissional dos professores do Ensino Superior nos periódicos alocados na base Scielo - Scientific Eletronic Library Online. O conceito de desenvolvimento profissional docente adotado neste trabalho, o considera como um processo contínuo, que ocorre no decorrer da vida e no interior da profissão, para tanto, o contexto teórico ancorou-se nos pressupostos de Gatti, Barreto e André (2011), Cunha (2013) e Gorzoni e Davis (2017). A metodologia de cunho qualitativo mapeou a base Scielo referente aos periódicos das ciências humanas, especificamente os trabalhos relacionados aos termos ensino superior e desenvolvimento profissional docente utilizados na mesma busca. O resultado trouxe 4 trabalhos com as publicações concentradas entre 2016 a 2018. Após a análise, verificou-se a necessidade da formação continuada dos docentes do Ensino Superior, como forma de romper com a solidão enfrentada por esses profissionais, principalmente no início de carreira, além de justificar-se como estratégia para suplantar os desafios e tensionamentos da carreira docente, bem como, contribuir com a reflexão e sistematização dos conhecimentos forjados na profissão, potencializando o desenvolvimento profissional desses professores.,
Palavras-chave: Ensino Superior. Desenvolvimento Profissional Docente. Formação de Professores.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

Estatísticas:
18
acessos
13
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO