DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA EM SALA DE AULA DE GEOMETRIA | |||
Autor Principal: | Valter Magalhaes Costa | ||
Resumo: | Neste trabalho, tratamos sobre como favorecer o desenvolvimento da competência argumentativa dos estudantes da Educação Básica em sala de aula de Matemática. Especificamente, mostramos nesse relato de experiência que tal como ocorre nas diversas disciplinas que fazem uso prioritariamente da língua materna para comunicação de seus conhecimentos, também podemos criar um espaço de debate crítico entre os alunos em sala de aula, além de proporcionar o aprendizado de Matemática. Para isso, aplicamos uma sequência de atividades de Geometria visando criar espaços de argumentações justificadas e refutações entre os alunos a fim de promover o desenvolvimento do raciocínio geométrico dos estudantes com vistas à produção de validações matemáticas. Por fim, para efeito de elaboração das atividades, discussão e validação dos resultados obtidos, nos baseamos em contribuições de Balacheff no que concerne ao trabalho com argumentações e refutações em sala de aula, assim como contribuições de Van Hiele, no que concerne ao desenvolvimento do pensamento geométrico., | ||
Palavras-chave: | Competência Argumentativa. Validações. Refutações. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem | |
Estatísticas: | 8 acessos |
5 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!