RESULTADO DE BUSCA
FORMAÇÃO DO DOCENTE, UM CONSTANTE APRENDER A APRENDER
Autor Principal: Leandro Alves Lopes        Co-autores: Andréia Alves de Souza , João Clemente de Souza Neto
Resumo: O presente artigo apresenta uma análise sobre a formação do docente, a partir das narrativas de oito coordenadoras pedagógicas que atuam em unidades da educação infantil de uma entidade social sem fins lucrativos, fundada em 1946, referência nas políticas públicas da Assistência Social e da Educação Infantil na cidade de São Paulo. A pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas estruturadas e questionários, revelou que parte dos docentes não têm clareza sobre o modo pelo qual se concretiza seu processo de desenvolvimento profissional, chegando a afirmar que têm dúvidas sobre quais são as fontes de aprendizado e que aprenderam com a prática. Para análise dos dados, contribuíram os estudos de Cochran-Smith, Freire, Mizukami e Young. Entre os resultados, destaca-se a importância de o docente tomar consciência de seu compromisso sociopolítico, por meio da ação-reflexão-ação. A formação continuada tem um papel estratégico na reflexão sobre as relações entre teoria e prática.,
Palavras-chave: Formação. Educador. Práticas.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
15
acessos
10
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO