RESULTADO DE BUSCA
O PROGRAMA ENSINO INTEGRAL E AS COMPETêNCIAS GERAIS DA BNCC
Autor Principal: Sandra Maria Fodra        Co-autores: Maria Ephigênia Cáceres Nogueira
Resumo: Este trabalho pretende estabelecer a relação entre a matriz curricular utilizada nas escolas pertencentes ao Programa Ensino Integral - PEI - e as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Este programa foi implantado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo em 2012, e conta atualmente com 417 escolas participantes. O currículo desenvolvido nestas escolas contempla as disciplinas do currículo oficial, além de uma parte diversificada com componentes curriculares e metodologias que promovem o protagonismo juvenil e a excelência acadêmica, visando a realização pessoal e o desenvolvimento de todas as potencialidades dos estudantes, com foco na construção dos seus projetos de vida. As práticas desenvolvidas nas escolas do PEI contemplam as competências gerais da nova BNCC, pois promovem a educação integral e atuam em todas as dimensões humanas: intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica (BNCC 2017, p. 16). Os objetivos do PEI e da BNCC são a formação de jovens autônomos, éticos, com um projeto de vida construído ao final da educação básica, ,
Palavras-chave: Educação Integral. Autonomia Pessoal. Projeto de Vida.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

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