RESULTADO DE BUSCA
FORMAÇÃO DOCENTE: UM DESAFIO PARA AS REDES MUNICIPAIS DE EDUCAçãO
Autor Principal: Adelaide Joia
Resumo: O trabalho ora apresentado é um recorte da minha tese de doutorado, defendida em 2014. A parte escolhida para realizar esta apresentação é a que se refere à formação inicial e continuada de professoras de educação infantil. Embora o foco da pesquisa não fosse o trabalho docente, a conclusão revelou que a formação dos professores incide diretamente nas práticas pedagógicas. Os procedimentos metodológicos utilizados para a realização da pesquisa foram: observação participante, entrevistas e análise de documentos. No que tange à formação docente, a pesquisa constatou que, não obstante os cursos de pedagogia habilitar os pedagogos para atuarem com bebês e crianças bem pequenas, os currículos das universidades indicam carga horária reduzida para as disciplinas relacionadas à educação infantil. O resultado apontou para uma revisão dos currículos universitários, assim como maior diálogo entre as redes de ensino e as universidades, além da importância da formação continuada dos professores.,
Palavras-chave: Educação Infantil. Formação inicial. Formação continuada.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
7
acessos
3
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO