RESULTADO DE BUSCA
A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL A PARTIR DO MODELO CAPES DE AVALIAÇÃO
Autor Principal: Nathália Delgado Bueno da Silva
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar os programas de pós-graduação em educação, scricto sensu, a partir das políticas avaliativas que os regulamentaram nos últimos anos (trienal 2007, 2010, 2013 e quadrienal 2017). Foi considerado o número de programas, sua distribuição entre os Estados, bem como, um balanço entre as notas das referidas avaliações. A pesquisa é documental e bibliográfica, tomando por base as regulamentações e políticas públicas referentes à pós-graduação e a sua avaliação. A partir dos dados e acerca dos programas de pós-graduação em educação, nível scricto sensu, foi possível constatar que há um crescimento significativo no decorrer dos anos, porém, irregular, considerando a disparidade entre as regiões. Há também, uma maior concentração de programas avaliados em estratos inferiores, ou seja, uma menor quantidade de programas de excelência. Além de que, os programas avaliados com as maiores notas estão situados justamente nas regiões que também apresentam um maior crescimento além de um maior número de programas no cenário nacional. ,
Palavras-chave: Pós-graduação scricto sensu. Pós-graduação em Educação. Avaliação CAPES.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

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