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INDISCIPLINA ESCOLAR E ARTE-EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE SÃO CARLOS/SP
Autor Principal: Gabriela Bueno Denari        Co-autores: Rafaela Masson, Erik Ceschini Panighel Benedicto
Resumo: A indisciplina é um fenômeno que vem ganhando espaço nas discussões nos ambientes escolares, familiares e até na mídia, sendo um termo difícil de ser definido, pois vários fatores podem acarretá-la, que vão desde a estrutura socioeconômica dos alunos até conflitos escolares. Uma das propostas para se trabalhar as questões disciplinares são as estratégias de arte-educação, já que elas promovem muitos benefícios educacionais, tais como: desenvolvimento da criatividade, autoestima, raciocínio, entre outros. Assim, o presente trabalho teve como objetivo compreender a percepção de docentes sobre a indisciplina e suas implicações tomando como base duas escolas na cidade de São Carlos/SP, além de identificar como projetos envolvendo arte-educação podem mudar a perspectiva da indisciplina na realidade escolar. A pesquisa é de caráter qualitativo realizando estudo de caso em duas escolas, uma pública e uma particular, na referida cidade, na qual foram entrevistados quatro professores do ensino médio por meio de um questionário semiestruturado. Desta maneira, foi possível constatar que a realização de projetos com atividades artísticas permite uma maior socialização entre professor-aluno e aluno-aluno fora dos espaços tradicionais, sendo um indicativo de que a arte-educação pode promover mudanças significativas no quadro disciplinar.,
Palavras-chave: Indisciplina escolar. Arte. Arte-Educação
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

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