RESULTADO DE BUSCA
A REITERAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PESQUISA SOBRE O TEMPO DAS CRIANÇAS
Autor Principal: Susana Angelin Furlan        Co-autores: José Milton de Lima, Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo
Resumo: Este presente trabalho visa dar luz a uma pesquisa realizada com aproximadamente 49 crianças do Infantil I e duas professoras do interior paulista. Teve como principal objetivo investigar como as professoras entendiam e se posicionavam em relação ao tempo das crianças assim como compreender como os pequenos reagiam a esses posicionamentos advindos das concepções das professoras. Utilizou-se da pesquisa etnográfica por entender que ela melhor captava os sentidos e as ações pela observação participante. Como resultados pudemos visualizar que existem três concepções de tempo (Chronos, Kairós e Aion), sendo que o que impera na escola entre os professores e os adultos é o Chronos, o tempo cronológico- a sucessão de eventos, sendo que para as crianças o que rege seu agir e estar no mundo é um tempo criado por elas e reinventado a todo momento que é a reiteração, também chamado de Kaión, junção entre o Kairós e o Aión, um novo tempo, da afirmação da brincadeira, que pode ser reiniciado e parado, que faz a percepção de tempo ser dessacralizada pelas crianças, onde o relógio é apenas um enfeite, e o que importa mesmo é seu tempo de prazer, da brincadeira, num contínuo.,
Palavras-chave: Educação infantil, crianças, tempo
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
10
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO