RESULTADO DE BUSCA
É POSSÍVEL A GESTãO DEMOCRáTICA A GESTãO DEMOCRáTICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SãO PAULO
Autor Principal: Priscila Damasceno Arce
Resumo: Esta comunicação oral pretende socializar os resultados de pesquisa concluída na linha de pesquisa Desenvolvimento profissional do formador e práticas educativas, do Programa de Mestrado em Educação: Formação de Formadores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A pesquisa buscou responder à seguinte pergunta: É possível a gestão democrática na Rede Municipal de Ensino de São Paulo? De modo a buscar respostas para essa questão, foi estabelecido o objetivo geral: verificar, por meio da análise documental das atribuições e competências do diretor de escola e dos coordenadores pedagógicos constantes no Decreto Municipal nº 54.453/13, eram geradoras, potencializadoras ou impeditivas da gestão democrática . Os achados nos permitiram constatar que se as competências e atribuições dos gestores estiverem cada vez mais a serviço da intervenção externa, pautada no controle da avaliação de resultados e em outros dispositivos legais, elas podem se tornar incompatíveis com a efetivação da gestão democrática. A investigação revelou que a estrutura da administração pública e o estilo de gestão municipal submetem o Decreto investigado a outras normatizações criando uma distância entre o princípio de gestão democrática e a prática destes profissionais. Contudo, haveria possibilidade de serem mais geradoras e potencializadoras da gestão democrática se estiverem a serviço dos objetivos educacionais elencados no Projeto Político-Pedagógico, um instrumento que, aliado à autonomia da tarefa educativa, pode ser o diferencial naquilo que é reivindicado pelas escolas para a qualidade do ensino, disputando no contexto de governos democráticos o direito ao verdadeiro sentido deste princípio na prática escolar.,
Palavras-chave: Gestão Democrática; Formação de Formadores; Projeto Político-Pedagógico
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico

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