RESULTADO DE BUSCA
PERCURSO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O COORDENADOR PEDAGÓGICO
Autor Principal: Victoria Mottim Gaio        Co-autores: Simone Regina Manosso Cartaxo
Resumo: A presente pesquisa tem como tema a formação continuada para o coordenador pedagógico. A construção dos objetivos foi definida a partir de questões emergentes da prática, sendo assim, temos como objetivos: desvelar como vem se constituindo a formação continuada para o coordenador pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino; identificar o movimento realizado para a formação continuada do coordenador pedagógico. Baseada na pesquisa qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de estudo de documentos e entrevistas semiestruturadas com oito profissionais da educação. Possui como eixo epistemológico a teoria como expressão da prática (MARTINS, 1998) e os conceitos de produção e distribuição do conhecimento (SANTOS, 1984). Para a fundamentação teórica sobre o coordenador pedagógico foi utilizado autores como Kuenzer (2002), Placco (2002) e Pinto (2011), e a formação continuada considerada a partir do reconhecimento das questões da prática e da reflexão, utilizamos os conceitos de Imbernón (2011), Martins (1998) e Nóvoa (1995). Os resultados da pesquisa demonstram que o percurso histórico da formação continuada para o coordenador pedagógico passou por quatro momentos que se relacionam aos acontecimentos históricos e educacionais nacionais. As formações continuadas para os coordenadores compreendem, formações voltadas para a prática, com estudos de texto, considerando o sujeito em atuação, posteriormente por formações técnicas e, atualmente, advindas da iniciativa privada. ,
Palavras-chave: Formação Continuada. Coordenador Pedagógico. Teoria e Prática.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
5
acessos
3
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO