RESULTADO DE BUSCA
NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Autor Principal: Leandro Alves Lopes
Resumo: O artigo reflete a importância do brincar como uma das práticas estruturantes da Educação Infantil, onde bebês e crianças aprendem e apreendem sobre as relações sócio-históricas e culturais que os cercam. A pesquisa teve abordagem qualitativa, e para sua realização optou-se pela roda de conversa com participação de dez educadoras que atuam em unidades da Educação Infantil do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, entidade sem fins lucrativos, fundada em 1946, referência nas políticas públicas para a infância na cidade de São Paulo, e que atende cerca de 3.166 crianças de 0 a 4 anos em 18 unidades. Para a análise dos dados, recorremos aos estudos de Benjamin, Santos, Biscoli, Vygotsky e Winnicott. Como resultado, destaca-se o direito de brincar como ferramenta para os bebês e crianças explorarem o mundo, o que exige do educador uma postura pedagógica que rompa com o adultocentrismo.,
Palavras-chave: Brincar. Bebês e Crianças. Postura Pedagógica.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

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