RESULTADO DE BUSCA
GALLERY WALK: O USO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOQUÍMICA
Autor Principal: Francislene Glória de Freitas Reis        Co-autores: Simone Acrani, Rhéltheer de Paula Martins, Marcelo Henriques Reis, Bruno Pereira Garcês
Resumo: A disciplina de Bioquímica estuda as moléculas e as reações químicas encontradas nos seres vivos, que não são visíveis nem palpáveis, sendo assim, demanda um esforço maior por parte de alunos e docentes para se ter uma aprendizagem efetiva. O trabalho teve por intuito empregar a estratégia de ensino Gallery Walk em aulas de Bioquímica e verificar a percepção quanto a esta estratégia por parte da docente, do técnico de ensino e dos alunos dos cursos de Enfermagem e de Nutrição. Os alunos foram divididos em seis grupos, receberam um tema para discutirem e elaborarem um cartaz. Posteriormente, foram realocados para formar outros grupos compostos por um integrante de cada grupo anterior para as apresentações simultâneas. Após a apresentação, os grupos se moviam (walk) em direção a outro cartaz e iniciava-se uma nova apresentação até que todos os alunos tivessem apresentado. A devolutiva dos alunos aconteceu na forma de enquete e questionário, os quais foram respondidos de forma voluntária por uma parcela dos alunos. A atividade foi positiva para a maioria destes, independente do curso, sendo a confecção do cartaz citada como a etapa que ajudou na organização dos conhecimentos e no esclarecimento de dúvidas, assim como, a etapa de observar/participar da apresentação dos cartazes. Para a docente e o técnico, a estratégia facilitou sanar as dúvidas dos alunos, despertou o interesse, criatividade e satisfação em participar da construção de seu conhecimento.,
Palavras-chave: Estratégia de ensino. Gallery Walk. Bioquímica.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

Estatísticas:
15
acessos
10
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO