RESULTADO DE BUSCA
FORMAÇÃO E TRABALHO DO TUTOR ON-LINE: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EVENTOS CIENTÍFICOS NO PERÍODO DE 2000-2018
Autor Principal: Tamara de Lima        Co-autores: Renata Portela Rinaldi
Resumo: A Educação a Distância (EAD) apresenta-se como uma modalidade de ensino que vem experimentando um rápido crescimento ao longo dos anos, muito em razão da flexibilidade de tempo e espaço que oferece, adequando-se ao atual contexto da sociedade. Nos cursos em EAD, o tutor exerce um papel de centralidade na mediação pedagógica, sendo creditado a ele, muitas vezes, o sucesso ou o fracasso dos alunos e do curso. Dada essa importância, temos como objetivo compreender o que revela a produção acadêmica sobre a formação e o trabalho do tutor on-line veiculada nos eventos científicos da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). O estudo compreendeu o período de 2000 a 2018, faz parte de uma pesquisa mais ampla e foi norteado pela abordagem qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica. Os descritores utilizados para a coleta dos dados foram: formação tutor on-line, sendo a palavra on-line substituída por virtual, a distância e EAD. Os resultados apontaram para uma reduzida quantidade de trabalhos acerca da temática com predomínio de estudos sobre a prática do tutor. Em relação à metodologia, existe uma primazia da abordagem qualitativa, do uso de questionários e entrevistas e do tutor como sujeito participante.,
Palavras-chave: Tutor on-line. Formação. Trabalho.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
11
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO