RESULTADO DE BUSCA
O PIBID INTERDISCIPLINAR E SUA MEDIAÇÃO ENTRE O TEÓRICO E O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA
Autor Principal: Adrieli Teixeira        Co-autores: Giselli Liliani Martins, Jose de Sousa Neto, Zilma Gusmão, Fabiana Leite De Souza
Resumo: Este trabalho dialoga sobre as conexões estabelecidas entre o referencial teórico apreendido na Universidade do Estado de Mato Grosso pelos graduandos do curso de Letras e o fazer pedagógico vivenciado por eles na Escola Municipal de Ensino Básico Armando Dias, localizada em Sinop/MT, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, o qual é mantido pela CAPES. O presente estudo é pautado na linha teórica freiriana e objetiva demonstrar como se articula o contexto formativo oportunizado pelo PIBID como expressão da ligação criada por este entre a universidade e a escola pública. Os dados foram coletados no período de maio de 2016 a fevereiro de 2018. Para obter os dados empíricos utilizou-se da pesquisa qualitativa de cunho exploratório por meio da observação participante e entrevista. Os resultados mostraram que por meio do PIBID o discente de licenciatura plena em Letras é levado a uma leitura reflexiva e problematizadora sobre o cenário atual da escola pública, os seus desafios no cotidiano em diversas dimensões e os saberes técnicos necessários ao professor no desenvolvimento de seu trabalho pedagógico.,
Palavras-chave: PIBID. Práticas Pedagógicas. Docência.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
25
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO