MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO 6°ANO | |||
Autor Principal: | CAMILA APARECIDA DA SILVA Co-autores: José Carlos Miguel, Emerson da Silva dos Santos | ||
Resumo: | Este trabalho situa-se na possibilidade de utilizar a Modelagem Matemática como uma ferramenta para colaborar com os fatores didáticos, pedagógicos e metodológicos relativos ao professor em sala de aula que tem por objetivo ajudar no desenvolvimento da capacidade de pensar, desenvolver e aprender dos estudantes. O objetivo geral foi mensurar as possibilidades de desenvolvimentos das crianças do sexto ano do Ensino Fundamental ao serem incitadas a estudar Geometria com o auxílio da Modelagem Matemática e fazer uma comparação breve do quanto isso pode melhorar a aprendizagem matemática em relação a aulas expositivas que contam apenas com material apostilado. O estudo em questão é pautado em pesquisa bibliográfica sobre Modelagem Matemática e pesquisa participante. É uma pesquisa de cunho qualitativo com algumas evidências quantitativas. Sua hipótese pressupõe que a turma X, em que a ferramenta Modelagem Matemática foi utilizada nas aulas, apresente melhores resultados comparativos do que a turma Y, e que seja notado seu desempenho mais consistente, pois esse grupo foi incentivado a interagir com seus pares para lidar com desafios propostos. Os resultados da pesquisa indicam que a Modelagem ajuda a compreender a ação do estudante sobre o meio, ou seja, a capacidade que ele tem de ajustar um conceito teórico à prática criando um modelo para facilitar sua compreensão dos conteúdos matemáticos., | ||
Palavras-chave: | educação. ensino de matemática. modelagem matemática. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem | |
Estatísticas: | 7 acessos |
3 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!