LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SURDOS | |||
Autor Principal: | Leticia Jovelina Storto | ||
Resumo: | A educação de surdos orienta-se de acordo com uma política educacional inclusiva. Contudo, a proposta de inclusão de surdos em sistemas regulares de ensino tem sido fortemente discutida pela comunidade surda, a qual luta pelo direito de os estudantes surdos estudarem em escolas ou classes específicas para surdos consoante com uma vertente fundamentada na Libras. Assim, percebem-se pontos de atrito entre esses dois campos (políticas educacionais vigentes e comunidade surda). Considerando tal contexto, este ensaio faz uma discussão teórico-bibliográfica do assunto, a fim de verificar o que as pesquisas científicas e documentos nacionais dizem a respeito do tema. Este trabalho vincula-se às pesquisas realizadas no pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). | ||
Palavras-chave: | Educação de surdos. Inclusão. Libras | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial | |
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