PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A RELAçãO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | |||
Autor Principal: | Fernanda Martins da Silva Co-autores: Renata Cristina Geromel Meneghetti | ||
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo evidenciar a relação das competências do pensamento computacional com as competências específicas das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Isso se justifica pela importância do pensamento computacional na educação básica, podendo auxiliar na resolução de problemas e na maneira de pensar de todas as áreas do conhecimento. A pesquisa foi feita seguindo uma abordagem qualitativa e por meio de análise documento do documento em questão. Para isso comparou-se com as habilidades e competências do pensamento computacional a partir de um referencial teórico utilizado, no qual estão inclusas abstração, decomposição de problemas, coleta de dados, análise de dados, representação de dados, simulação, paralelização e algoritmização. Concluiu-se com essa investigação que a área de Matemática e Ciências da Natureza é a que mais explora competências e habilidades do pensamento computacional, mas que há características deste que também podem ser desenvolvidas nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas., | ||
Palavras-chave: | documento de diretrizes e bases. ensino fundamental. competências. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
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