RESULTADO DE BUSCA
CENSO ESCOLAR E O REGISTRO DO ESTUDANTE COM TRAÇOS DE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO
Autor Principal: Tatiane Pereira Tsutsume de Medeiros        Co-autores: Carina Alexandra Rondini
Resumo: A educação é um dos direitos fundamentais assegurado ao indivíduo, inclusive àquele com alguma necessidade especial, seja por deficiência, seja por transtornos globais do desenvolvimento, seja ainda com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), garantindo-lhes o acesso e a permanência na escola, nos termos da Constituição Federal, mediante registro e efetivo cadastro. Ocorre que, pela consulta ao formulário utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para realizar o efetivo cadastro no Censo Escolar, nota-se que tal formulário não comunga da definição constante na legislação brasileira, pois não há campo disponível para especificar o domínio que o qualifica como tal. Essa lacuna no registro pode dificultar o processo de sinalização desse estudante, principalmente se considerados os mitos que o envolvem, a exemplo de qualificá-lo como aquele com bom desempenho em todas as áreas do conhecimento ou disciplinas escolares. Embora a legislação tenha previsão de proteção e atendimento aos estudantes com AH/SD, percebe-se uma brecha nos cadastros que se dedicam a registrá-los, o que necessita de revisão, para que sejam acrescidas informações específicas, tal qual acontece com os estudantes deficientes ou com transtornos globais do desenvolvimento e, com isso, se efetive a identificação, o registro e o atendimento às altas habilidades.,
Palavras-chave: superdotação. registro. atendimento.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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