CONCEPÇÕES E PRÁTICAS ACERCA DA ARTE VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |||
Autor Principal: | Valquiria Bertuzzi Veronesi | ||
Resumo: | A presente pesquisa teve como objeto os saberes e fazeres das professoras de Educação Infantil em relação à Arte Visual em uma Escola Municipal da região do grande ABC, em São Paulo. Os objetivos estiveram pautados em quais conhecimentos e fazeres as professoras dessa referida etapa desenvolvem a Arte visual, se há possibilidade de construção de conhecimentos com as professoras durante encontros formativos em horário de trabalho e como esses encontros se revelariam em suas práticas. O aporte teórico traz significativas reflexões de Freire (1982, 1987, 1996, 1997) sobre a profissão professor, em relação à Arte visual verificou-se as contribuições de Barbosa (2001. 2011), Goulart (2002, 2015) agregou provocações no campo da cultura da infância, Vigotski (2001) subsidiou a compreensão sobre a aprendizagem da criança na perspectiva histórico-cultural, dentre outros. Para esta investigação utilizou-se a pesquisa-ação (DIONNE, 2007) e análise de conteúdo (BARDIN, 2016), cujos encontros formativos possibilitaram a construção de conhecimentos, ampliação do olhar, ressignificação de saberes e fazeres docentes. A ideia de professor especialista que era um desejo das professoras, desloca-se de lugar, passa de executor das atividades artísticas para parceiro no acompanhamento e reflexão para a qualificação da práxis, durante os momentos coletivos., | ||
Palavras-chave: | arte visual, infância, docentes. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil | |
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