RESULTADO DE BUSCA
EDUCAçãO EM SAúDE: DESENVOLVIMENTO DE REPERTóRIOS NA PROMOçãO DE SAúDE BUCAL NA PRIMEIRA INFâNCIA
Autor Principal: BARBARA FERNANDA MARINHO DE FREITAS        Co-autores: Bruna Mendes Ballen , Jair Lopes Junior
Resumo: A Educação em saúde explicita demandas indutoras de investigações sobre processos de desenvolvimento e de aprendizagem. A escovação é reconhecida como principal medida preventiva na primeira infância, além de informações sobre saúde bucal. A relação parental também influencia a saúde bucal de crianças, pois consequências positivas são mais motivadoras que punições. Aproximações entre as áreas da Educação e da Psicologia são viabilizadas admitindo-se a escovação uma prática educativa definida por processos comportamentais e a Análise do Comportamento como referencial mediador para a melhoria do ensino e da avaliação da aprendizagem das mesmas. Este estudo objetivou investigar, no âmbito de uma consultoria colaborativa, condições metodológicas favorecedoras do desenvolvimento e da manutenção de repertórios relevantes para a promoção da saúde bucal. Elaborou-se uma sequência de interações, mediante consideração de condições antecedentes relevantes e utilizando inicialmente reforços arbitrários. Verificou-se o aumento da ocorrência da escovação em crianças de dois a três anos de idade em instituição de convivência infantil. A consultoria colaborativa foi avaliada de modo positivo pelas educadoras e estagiárias envolvidas com a execução das atividades, atestando contribuições do planejamento das estratégias e do uso de recursos lúdicos como reforçadores arbitrários na modelagem de comportamentos, evidenciando maior adesão dos participantes na atividade de escovação.,
Palavras-chave: educação. saúde bucal. análise do comportamento aplicada
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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