RESULTADO DE BUSCA
ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS EM SALA DE AULA: APROXIMAÇÃO ENTRE A LEITURA E A FRUIÇÃO
Autor Principal: Lucimara Artussa        Co-autores: Maria Iolanda Monteiro
Resumo: Neste trabalho se assume a concepção de que o contato com a literatura infantil por meio da arte de contar histórias pode levar a criança à chamada fruição estética, o que pode despertar nela o interesse pela leitura por prazer. O objetivo geral é identificar nas produções acadêmicas as possíveis relações entre a arte de contar histórias e as práticas de leitura de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica das temáticas: arte de contar histórias (ABRAMOVICH; JAMBERSI; SILVA; FONSECA), práticas de leitura (ZILBERMAN; MACIEL; MONTEIRO; CAGLIARI) e formação de professores (MONTEIRO) e o levantamento de teses e dissertações em bancos de dados online. Identificou-se um movimento a favor da literatura dentro da sala de aula voltada para a fruição da leitura e a defesa do trabalho com a oralidade. Contudo, ao proporem práticas para utilizar o recurso da oralidade, a maioria dos trabalhos mencionam a leitura em voz alta feita pelo professor. Mas é preciso destacar que a arte de contar histórias tem na palavra proferida oralmente seu instrumento principal para encantar.,
Palavras-chave: arte de contar histórias. práticas de leitura. anos iniciais do ensino fundamental.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
11
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO