RESULTADO DE BUSCA
O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Autor Principal: LUIS GUSTAVO DA SILVA COSTA        Co-autores: Eliana Marques Zanata
Resumo: O presente projeto destaca a importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem, sobretudo com o aluno Deficiente Intelectual, e propõe a ludicidade como caminho para aprendizagem e construção do conhecimento através dos jogos. Tem por objetivo desenvolver e analisar a aplicação de atividades de ensino relacionando teoria e prática envolvidas com a observação, recriação e a utilização de jogos, visando um olhar novo e prático para aquilo que foi produzido pelas pesquisas acadêmicas. O Projeto foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental de um município de pequeno porte no interior do estado de São Paulo, nos meses de Junho a Setembro de 2018. A pesquisa foi pautada no método qualitativo, por meio da observação participante, com registro do resultado da aplicação de jogos. Contou com sete etapas e teve como participantes os alunos, a professora regular e o próprio pesquisador, atuando como professor do ensino especial. Foram recriados e aplicados três jogos para auxiliar os alunos no processo de alfabetização, em especial o aluno com Deficiência Intelectual, com foco na alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados apontaram que a utilização de jogos no processo de ensino aprendizagem se constitui efetiva, auxiliando a construção do conhecimento do aluno tornando o processo significativo favorecendo assim as condições de aprendizagem, desenvolvendo maior atenção, concentração e motivação para aprender.,
Palavras-chave: lúdico. deficiência intelectual. aprendizagem.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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