RESULTADO DE BUSCA
A EDUCAÇÃO E O PODER EDUCATIVO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE KARL MARX
Autor Principal: EDINEIA NATALINO DA SILVA SANTOS        Co-autores: MEIRA CHAVES PEREIRA
Resumo: Este trabalho é oriundo de uma pesquisa proposta na disciplina de Fundamentos da Educação do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação da UNESP de Rio Claro, e tem como objetivo analisar e refletir em que consiste a educação pensada por Karl Marx bem como, seus principais desafios e perspectivas, de modo especial a reflexão acerca do poder da educação na transformação social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Para fomentar o diálogo acerca dessa temática buscamos referências em Marx (1996; 2008) Marx & Engels (2007, 2011) Paulo Netto (2011) entre outros. Compreendeu-se que o materialismo histórico dialético de abordagem marxista se apresenta como um método investigativo que sugere a intervenção na realidade social objetiva, em que a pesquisa desenvolvida distingue-se pelo compromisso do indivíduo com o meio que o cerca, este método propõe não só a interpretação real, mas, prover bases teóricas para sua mudança.,
Palavras-chave: educação, karl marx, materialismo histórico dialético.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 4 - Políticas e Práticas na Educação de Jovens e Adultos

Estatísticas:
11
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO