FORMAÇÃO CONTINUADA EM HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO: A COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |||
Autor Principal: | Natalia da Silva de Oliveira Co-autores: Luana Zanotto, Fernando Donizete Alves | ||
Resumo: | Este estudo objetivou analisar a compreensão de professores de Educação Física sobre o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) como momento de formação continuada. A necessidade de investimentos em um ensino de qualidade mediante melhores condições de trabalho compõe o quadro teórico dessa pesquisa, fundamentado na formação de professores críticos e reflexivos capazes de solucionar os dilemas do cotidiano escolar. De cunho qualitativo, contou com a participação de 13 professores de Educação Física. Realizou-se a observação participante com registros em diários de campo, seguida por entrevistas semiestruturadas na perspectiva do grupo focal. A análise dos dados foi feita à luz da análise de conteúdo. Segundo os professores, o HTPC se efetiva como momento de formação continuada, dado que as trocas de experiências entre eles foram compreendidas como os principais meios formativos, o que releva a sabedoria da prática oriunda das experiências profissionais e da escola como lócus da produção e transformação de conhecimentos sobre o ensino da Educação Física., | ||
Palavras-chave: | educação física escolar. formação continuada. horário de trabalho pedagógico coletivo. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
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