PROPOSTA DE PLANO DE AULA UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS | |||
Autor Principal: | Graziele Bezerra Santos Co-autores: Norberto Aranha | ||
Resumo: | Com o intuito de auxiliar o professor na elaboração de suas aulas, foi desenvolvido um plano de aula sobre o tema “efeito fotoelétrico”, que é abordado na disciplina de física moderna, cujos conceitos estão presentes em diversas tecnologias atuais, sendo também um conteúdo fundamental para a formação dos engenheiros. São apresentadas algumas metodologias ativas de ensino como também a possibilidade de hibridismo entre elas, a Taxonomia de Bloom revisada e o mapa conceitual são utilizados como ferramentas auxiliares durante a preparação das aulas como também na aplicação do conteúdo, no decorrer do plano de aula é orientado ao docente a utilização de recursos tecnológicos como os simuladores de fenômenos, as videoaulas e os aplicativos de correção instantânea, e todos esses métodos e recursos são conciliados e aplicados em um plano de aula que vai promover um ambiente de ensino e aprendizagem mais dinâmico e sólido. | ||
Palavras-chave: | plano de aula. metodologias ativas. ensino superior. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior | |
Estatísticas: | 12 acessos |
9 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!