SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA | |||
Autor Principal: | Ana Cláudia Bonachini Mendes Co-autores: Bruno Guilherme Guanais Silva , Gabriel Alecrim Bêgo , Lucas Goulart da Silva | ||
Resumo: | Com base nos estudos sobre a formação de professores de Educação Física, esse artigo traz à tona a discussão sobre a constituição dos saberes docentes e suas implicações para a prática pedagógica, tendo como pano de fundo as contribuições da formação continuada. Nossa análise parte dos pressupostos teóricos de Alarcão (2007); Almeida (1994); Imbernón (2010); Perrenoud (2000); Rosemberg (2002) e Tardif (2002) que defendem a importância da formação continuada pautada na complexidade do próprio contexto, com possibilidades de reflexão e criação de alternativas de mudança no contexto em que se produz a educação. Nosso estudo de abordagem qualitativa enquadra-se na pesquisa exploratória (GIL, 1991). Para coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada organizada a partir de um roteiro que contemplou dois grandes temas e que nos possibilitou identificar as categorias de análise durante os processos de transcrição e análise. Com base no discurso dos professores foi possível constatar que diante dos desafios colocados pela complexidade do cotidiano, eles procuram formar-se e aprimorar os conhecimentos obtidos na formação inicial e, portanto, a concebem como um ponto de partida para o desenvolvimento da sua prática pedagógica. , | ||
Palavras-chave: | educação física. saberes docentes. formação continuada | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
Estatísticas: | 9 acessos |
6 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!