RESULTADO DE BUSCA
SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Autor Principal: Ana Cláudia Bonachini Mendes        Co-autores: Bruno Guilherme Guanais Silva , Gabriel Alecrim Bêgo , Lucas Goulart da Silva
Resumo: Com base nos estudos sobre a formação de professores de Educação Física, esse artigo traz à tona a discussão sobre a constituição dos saberes docentes e suas implicações para a prática pedagógica, tendo como pano de fundo as contribuições da formação continuada. Nossa análise parte dos pressupostos teóricos de Alarcão (2007); Almeida (1994); Imbernón (2010); Perrenoud (2000); Rosemberg (2002) e Tardif (2002) que defendem a importância da formação continuada pautada na complexidade do próprio contexto, com possibilidades de reflexão e criação de alternativas de mudança no contexto em que se produz a educação. Nosso estudo de abordagem qualitativa enquadra-se na pesquisa exploratória (GIL, 1991). Para coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada organizada a partir de um roteiro que contemplou dois grandes temas e que nos possibilitou identificar as categorias de análise durante os processos de transcrição e análise. Com base no discurso dos professores foi possível constatar que diante dos desafios colocados pela complexidade do cotidiano, eles procuram formar-se e aprimorar os conhecimentos obtidos na formação inicial e, portanto, a concebem como um ponto de partida para o desenvolvimento da sua prática pedagógica. ,
Palavras-chave: educação física. saberes docentes. formação continuada
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
9
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO