O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES HUMANAS NO ATO DE LER TEXTOS LITERáRIOS EM TABLETE E A MEDIATIZAçãO | |||
Autor Principal: | barbara cibelli da silva monteagudo | ||
Resumo: | Apresento os resultados de pesquisa no Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp de Marília, que teve por objetivo mapear e analisar o comportamento leitor de alunos na leitura de textos literários infantis digitais com o uso do tablete. Nesta comunicação, compartilho os resultados obtidos com alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola estadual localizada na região de Marília-SP, visando compreender os caminhos do leitor de obra literária com uso de tablete tendo como base teórica para análise a concepção de atividade de Vigotski e seus seguidores. A pesquisa contemplou vários instrumentos e procedimentos de investigação, todavia, a parte que aqui apresento, se apoia em trechos do Diário de Bordo do pesquisador descritos por Zabalza e dos registros em vídeos e áudio, como instrumentos da pesquisa-ação. Os dados gerados foram analisados de acordo com a metodologia de análise microgenética de Góes e segundo os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, da perspectiva de linguagem de Bakhtin e dos autores que estudam o ato de ler textos. Os resultados apontam à mediatização como elemento que contribui para o processo de construção do sentido de ler textos literários no tablete. O outro, os diálogos com o autor do texto e com os colegas contribuem para maior autonomia no ato de ler. , | ||
Palavras-chave: | leitura. ensino fundamental. tablete. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação | |
Estatísticas: | 6 acessos |
4 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!