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SIMULAÇÕES DE ENSINO EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COMO PROPOSTA PARA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
Autor Principal: Anselmo João Calzolari Neto        Co-autores: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli, Renata Sebastiani, Isabela Custódio Talora Bozzini
Resumo: Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores de 2002 encontramos a proposição das Práticas como Componente Curricular (PCC) para os cursos de licenciatura, as quais devem ser incluídas nos projetos pedagógicos dos cursos, exigindo 400 horas em atividades formativas. O objetivo deste trabalho é evidenciar o avanço no processo de constituição do conceito de Simulações de Ensino (SE) como contribuição às PCC a partir de interpretação analítica de documentos primários produzidos por duas docentes formadoras de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. A análise possibilitou uma ampliação de etapas das SE: elaboração da etapa contextualização, para além das etapas de planejamento, execução e problematização. Evidenciou-se também que há cinco condições para ocorrência e condução dessas etapas das SE: (a) predisposição dos professores; (b) referência especializada; (c) estudo rigoroso; (d) engajamento no âmbito da pesquisa em ensino; (e) interação de conhecimentos em coletivo.,
Palavras-chave: simulações de ensino. prática como componente curricular (pcc). formação inicial de professores de biologia.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

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