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ESTUDANTES SUPERDOTADOS MATRICULADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO: DADOS CENSITÁRIOS E AS CONTRIBUIÇÕES DA UNIVERSIDADE
Autor Principal: Victor Alexandre Barreto da Cunha        Co-autores: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero, Carina Alexandra Rondini
Resumo: Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) estão dentre o público-alvo da Educação Especial (PAEE) e necessitam de identificação e atenção especial, a fim de potencializar suas habilidades superiores para o seu pleno desenvolvimento. Uma vez identificados e avaliados, tais estudantes deverão ser matriculados em classes comuns/exclusivas e inseridos no Censo Escolar, para que possa ser ofertado Atendimento Educacional Especializado (AEE). Pensando nisso, o estudo teve como objetivo refletir sobre o número de estudantes com AH/SD, cadastrados no Censo no Estado de São Paulo, no período de 2014 a 2018. Realizou-se uma análise quanti-qualitativa dos dados extraídos do Censo Escolar publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados demonstraram que houve uma diminuição de estudantes matriculados com AH/SD, no Estado de São Paulo, entre os anos de 2015 e 2016, sendo que, a partir do ano de 2017, teve início um aumento gradual de matrículas. Na capital paulista, também houve uma diminuição de matriculados no ano de 2015 e um crescimento, após esse período. Percebeu-se que esses estudantes, de forma geral, foram gradativamente identificados e matriculados com AH/SD, no período estudado, possibilitando a oferta do AEE. Infere-se que os aumentos nas matrículas estão diretamente ligados ao fato de o Estado possuir alguns centros especializados e Projetos de Extensão vinculados à Universidade, com foco nas AH/SD.,
Palavras-chave: altas habilidades/superdotação. educação especial. censo escolar.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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