RESULTADO DE BUSCA
REFLETINDO SOBRE O PAPEL DAS TDIC PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇA COM DI NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Autor Principal: Angelo Antonio Puzipe Papim
Resumo: O processo de ensino e aprendizagem, realizado em salas de recursos multifuncionais, no cenário da educação especial, embora utilize as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, não retira o papel de coadjuvante da interação e mediação sociocultural. O ser humano, indivíduo que ensina e que aprende, permanece no plano principal, administrando os instrumentos culturais adequados para promover o desenvolvimento sociocultural de alunos com deficiência intelectual, em processo de alfabetização. Em virtude disso, com o objetivo de compreender o processo de ensino e aprendizagem da linguagem escrita, empregando um software pedagógico na qualidade de mediador, realizou-se o estudo de caso de professores de educação especial, no ensino da linguagem escrita para alunos com deficiência intelectual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, com base na análise causal da construção da linguagem escrita na ação e pensamento de alunos com DI. Conclui-se que o professor, através de indicativos de interação social, estabelece a qualidade do mediador e sua importância ao processo de ensino e aprendizagem.,
Palavras-chave: tdic. educação especial. linguagem escrita.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

Estatísticas:
7
acessos
3
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO