RESULTADO DE BUSCA
ARTE, COMUNIÇÃO E INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS, UMA POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO
Autor Principal: Paulo Sergio Gomes        Co-autores: DAIANE NATALIA SCHIAVON, MARCOS VINICIUS MARQUES
Resumo: A Arte (garantida como linguagem pela BNCC - Base Nacional Comum Curricular) e Libras (Linguagem Brasileira de Sinais - linguagem natural e primeira dos surdos, reconhecida, por lei, como meio de comunicação e expressão da comunidade surda) ampliam a capacidade expressiva em manifestações linguísticas. Através de pesquisa quanti-qualitativa foram analisados questionários sobre o nível de conhecimento em inclusão e Libras de professores de Arte dos anos iniciais do Ensino Fundamental, através do Censo de Formação do professorado da Secretaria de Educação de Jahu, São Paulo. Os resultados revelam que os professores tem mais domínio sobre o processo de inclusão do que a ferramenta de inclusão Libras. Portanto, a Arte, como linguagem flexível e inclusiva, é capaz de gerar diálogos de sensibilidades, e, alem da Libras, é outra possibilidade de comunicação para o surdo.,
Palavras-chave: arte. linguagem. inclusão.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
13
acessos
10
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO