RESULTADO DE BUSCA
ESTUDO DAS ESTRATéGIAS DIDáTICAS DE LICENCIANDOS EM FíSICA POR MEIO DE UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE
Autor Principal: Carlos Mometti
Resumo: Inovar no ensino da física configura-se como uma tarefa laboriosa, pois estratégias diferenciadas do professor chocam-se, muitas vezes, àquelas em que o estudante já se habituara numa cultura do ensinar tradicional . Tais esquemas e recursos (modos de operar quanto ao ensinar e aprender) acionados pelo professor são concernentes às suas práticas didáticas. Assim, aprimorar o ensino da física, bem como sua integração com as demais disciplinas, inicia-se com um entendimento de como tais elementos se dão na sala de aula. Neste sentido, este trabalho traz um recorte de uma pesquisa realizada acerca das estratégias didáticas que licenciandos em Física da Universidade de São Paulo, campus da capital, traçaram para implementar suas atividades, segundo a abordagem de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR) proposta por Gérard Fourez. A coleta de dados ocorreu simultaneamente ao planejamento e execução destas atividades ao longo do estágio curricular obrigatório destes licenciandos. O escopo desta pesquisa foi o de construir um entendimento acerca do processo de reprodução e transformação da cultura didática desse grupo em particular de licenciandos durante suas atividades de estágio quando na aplicação das atividades de IIR no ensino médio. Ademais, analisaram-se as estratégias pedagógicas dos licenciandos a partir de uma abordagem sociológica e cultural baseada na perspectiva teórica de Sewell (2005) e nas definições metodológicas de IIR desenvolvidas por Fourez (1992) e Tobin (2012). Como um dos resultados da análise destas estratégias percebeu-se que a mudança de metodologia para abordar a interdisciplinaridade provocou nos licenciandos dificuldades no desenrolar de suas estratégias de ensino. Uma vez que o produto final solicitado aos alunos de ensino médio se deu no formato tradicional, com cartolinas e definição de conceitos, por exemplo. Tal fato diverge da abordagem de IIR proposta ao se trabalhar a ciência por meio de projetos interdisciplinares.,
Palavras-chave: formação docente, abordagem interdisciplinar, ensino de física
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
11
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO