RESULTADO DE BUSCA
SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL: LIBRAS NO CONTEXTO DO ENSINO TECNOLÓGICO
Autor Principal: PATRICIA LUCENA DE LAVOR        Co-autores: Silvia Janaina de Oliveira Pimentel, Maria Lúcia Tinoco Pacheco
Resumo: O presente artigo aborda uma atividade de extensão desenvolvida pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), do Campus Manaus Centro (CMC), onde este oferece apoio pedagógico e educacional aos alunos público-alvo da Educação Especial e desenvolve atividades de pesquisa visando à eliminação de barreiras institucional. Nessa perspectiva, o projeto de extensão Sala de Atendimento Educacional objetivou auxiliar o processo inclusivo visando, sobretudo, à entrada dos alunos surdos no sistema regular de ensino do IFAM/CMC. De caráter prático e interventivo, o projeto tomou como ferramenta principal para a inclusão dos alunos surdos o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais em três ações distintas: apoio pedagógico aos estudantes surdos, oficina de libras instrumental para ouvintes e produção de material acessível, todas interligadas e mediadas pela LIBRAS. Se a superação de barreiras constitui-se desafio permanente no campo educacional como condição para se promover a inclusão, no âmbito da Educação Profissional Tecnológica cujo ensino marcadamente se faz por meio do uso de tecnologias, esse desafio ganha novas proporções, exigindo ações mais efetivas. O projeto que ora apresentamos ocorreu em 2018 e trouxe contribuições significativas para pensar o processo inclusivo, aproximando a Libras do ensino tecnológico, aliando ensino, pesquisa e extensão. ,
Palavras-chave: atendimento educacional. libras. inclusão.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
18
acessos
12
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO