RESULTADO DE BUSCA
ATIVIDADE PARA ALUNOS DE LICENCIATURAS SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS
Autor Principal: Pâmela Barbosa de Mendonça        Co-autores: Carolina Severino Lopes da Costa
Resumo: Sendo a Educação Inclusiva um tema bastante relevante e atual, o presente estudo discorre sobre uma atividade realizada com alunos de Licenciatura em Matemática, Letras e Pedagogia. O objetivo desse trabalho foi promover conhecimentos acerca do campo teórico-prático do treinamento das habilidades sociais e suas contribuições para a formação docente e identificar percepções, dúvidas e inquietações de alunos de licenciaturas diante de questões pertinentes ao tema da Educação Inclusiva. Foram organizados, de acordo com a disponibilidade dos participantes voluntários, três grupos, com os quais foi agendado um encontro de aproximadamente duas horas, em que ocorreu uma palestra com debate, sobre Educação Inclusiva e as Habilidades Sociais Educativas. Participaram no total 46 estudantes de primeiro e último ano dos cursos citados. O diário de campo foi utilizado para registro das falas dos alunos que emergiram durante a atividade, as quais foram o foco de análise e discussão neste trabalho. Com base nas principais dúvidas e questões colocadas pelos estudantes, concluiu-se que, apesar da crescente discussão sobre a inclusão escolar, a formação inicial docente ainda é frágil no que tange a esse tema. Mesmo aqueles em finalização do curso de graduação ainda apresentam um discurso de angústia e despreparo para lecionar aos alunos do público-alvo da Educação Especial, nesse ponto, o tema das habilidades sociais tem se mostrado promissor para o processo de formação docente.,
Palavras-chave: formação docente. educação inclusiva. habilidades sociais educativas.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
14
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO