RESULTADO DE BUSCA
PROPOSTA E PERCEPÇÕES DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO
Autor Principal: Camila Fernanda Bassetto        Co-autores: Érika Capelato
Resumo: Este trabalho é resultado de um projeto de extensão universitária desenvolvido por meio de oficinas de Educação Financeira junto aos alunos do último semestre do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA. O objetivo do projeto foi proporcionar aos alunos a discussão e o estudo de tópicos que os orientem para um consumo consciente e uma organização financeira. As oficinas propostas e desenvolvidas abordaram, para as duas turmas, temáticas associadas ao cotidiano financeiro do indivíduo, tais como planilha orçamentária, juros, banco, inflação e previdência social. As oficinas foram desenvolvidas em duas partes, sendo uma teórica, composta por definições e explicações acerca do tema proposto, e a outra com a realização de atividades práticas com a participação dos alunos. Os resultados obtidos demonstraram que as oficinas mudaram o cotidiano dos alunos e que as atividades que envolvem conceitos matemáticos e a previdência social foram as mais difíceis do ponto de vista destes estudantes.,
Palavras-chave: educação financeira. jovens e adultos. matemática.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 4 - Políticas e Práticas na Educação de Jovens e Adultos

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