RESULTADO DE BUSCA
É INTELIGENTE, MAS... PERSPECTIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
Autor Principal: Fernanda Souza de Oliveira
Resumo: Quando tratamos de temas como inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, normalmente atrelamos tais conceitos a alunos com alguma deficiência, não sendo consideradas de imediato as pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Este trabalho tem como base o olhar para as AH/SD fornecido por Joseph Renzulli, teórico presente nas documentações brasileiras, e Wallon, psicólogo do desenvolvimento que considera que o indivíduo se desenvolve no contato com o meio social. São denominadas pessoas com AH/SD aquelas que, em interação com o ambiente, apresentam habilidades, isoladas ou combinadas, superiores se comparadas com a população geral. A legislação brasileira entende pessoas com AH/SD como público alvo da educação especial e prevê o atendimento educacional especializado a todos que dele necessitarem. Porém, entre os professores, o tema parece ser desconhecido e se pode observar que quase não há propostas formativas e/ou de atendimento para estes alunos nas escolas públicas municipais. Considerando a problemática da falta de formação de professores que leva à invisibilidade os alunos com AH/SD, desenvolveu-se a presente pesquisa com o objetivo de identificar como o tema das AH/SD permeia o cenário formativo na área da educação no município de São Paulo. A pesquisa foi realizada com professores envolvidos com o tema. Verificou-se que a formação está atrelada a iniciativas individuais. Como escolha metodológica realizou-se entrevistas na modalidade reflexiva.,
Palavras-chave: palavras-chave: altas habilidades/superdotação. renzulli. wallon.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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